terça-feira, 24 de outubro de 2017

#2 - Conformismo: Técnica de manipulação psicológica usada nas escolas


Esse artigo é o segundo de um conjunto de textos onde mostro as técnicas de manipulação psicológica usadas nas escolas. A primeira técnica que escrevi foi 'Submissão à autoridade' e você pode ler clicando aqui.

Uso como base principal o livro Maquiavel Pedagogo de Pascal Bernadin. O livro reúne documentos da própria UNESCO (por imposição da ONU) que mostram as técnicas de manipulação psicológicas usadas nas escolas do mundo inteiro há mais de 40 anos com o objetivo de mudar as atitudes e valores tradicionais da sociedade diminuindo até anular a influência da família. Obviamente a vítima não percebe que está sendo manipulada principalmente as crianças, por isso fica fácil usá-las nas escolas. A maioria dos professores de hoje não percebem que usam as técnicas porque eles também foram manipulados.





TÉCNICA: CONFORMISMO

Essa técnica mostra que quando uma pessoa está em grupo, é natural que ela imite as atitudes e opiniões da maioria para se sentir confortável.

EXPERIÊNCIA:




RESULTADO:

O que começou como uma regra aleatória para uma pessoa, se tornou a norma social para todos da sala.


COMO AS TÉCNICAS SÃO USADAS NA NOSSA REALIDADE:

Exemplo 1: Você, por acaso, já viu algum vídeo do canal Mamãe Falei? O Arthur sai às ruas durante passeatas e protestos para perguntar às pessoas porque elas estão ali, quais são as pautas e a maioria não sabe responder. Elas simplesmente estão ali porque seus amigos também estão. 

Exemplo 2: Você já odiou os EUA sem saber o porquê? Eu já. Na escola, via que todo mundo odiava, todos os professores, e passei a odiar, mas não sabia o porquê. Simplesmente odiava.

Quando você entra na Universidade, a grande maioria dos professores é esquerdista, os alunos acabam se tornando também para se sentir parte do grupo.


                                                                  

Exemplo de conformismo:


A professora fez uma enquete com crianças perguntando se era certo o príncipe beijar a princesa enquanto ela dorme. É claro que as crianças não veem nada de ruim no ato do príncipe salvar a princesa com um beijo de amor verdadeiro, mas como a professora disse que é errado, 43 crianças da turma votaram que não acham correto, contra dois alunos corajosos que não foram na onda. A atitude da professora engloba a técnica Submissão à Autoridade e a atitude dos alunos engloba a técnica do Conformismo